O que é Razão Social?
Da mesma forma que o seu nome completo tem que ser registrado quando você nasce, o mesmo acontece com uma empresa, através da Razão Social.
Razão Social é o nome registrado de uma empresa no Cartório ou na Junta Comercial do estado, e é o primeiro item pedido pelo Contrato Social. É ele que consta também em escrituras, documentos legais e notas fiscais.
Em outras palavras, é como se a Razão Social fosse o nome legal da sua empresa, o nome utilizado nas burocracias, usado para assinar documentos que são importantes, por exemplo.
Esse nome é criado no momento da abertura da empresa, juntamente com o CNPJ, e também pode ser chamado de Nome Comercial, Denominação Social ou Firma Empresarial.
Algo muito importante de se destacar é que a Razão Social de uma empresa deve ser um nome exclusivo, único.
Por isso é muito importante ter atenção na hora da escolha e fazer uma consulta para, assim, checar se já não há nenhuma outra empresa com esse nome registrado.
Saiba como escolher a Razão Social da empresa
Para escolher a Razão Social , antes saiba que ela é composta por três partes, nessa ordem:
- Identificação própria
- Ramo principal de atuação da empresa
- Natureza Jurídica (se LTDA, EIRELI, S/A etc.)
Lembre-se que, antes de tudo, é fundamental fazer uma pesquisa para checar se não há alguma empresa registrada com o mesmo nome que você tem em mente.
Nesse sentido, um time de contabilidade experiente pode te ajudar com facilidade nesse processo e ainda tirar do seu caminho possíveis obstáculos que costumam aparecer.
Também é sempre bom dar aquela checada nas redes sociais para ver se o nome em questão aparece em algum perfil.
Em seguida, podemos levar em consideração, na hora de criar a sua Razão Social, algumas dicas que vão nos ajudar bastante:
- Uma boa opção seria um nome que tivesse alguma ligação com a atividade principal da empresa.
- Simplicidade e fácil compreensão são pontos importantes.
- Uma dica bacana é, em caso de dúvidas, usar uma sigla com o nome do dono ou dos sócios do negócio, no caso de uma sociedade empresária.
- Nomes curtos e objetivos costumam ser eficazes. Em certos momentos, é bom ir direto ao ponto.
- Você também pode escolher um nome que, em seguida, dará nascimento ao “Nome Fantasia” da sua empresa (veremos essa diferença nos tópicos mais abaixo).